R. Eng. Udo Deeke, 1882 - Salto Norte, Blumenau - SC, 89065-100

Dia do sorvete! Curiosidades sobre essa delícia que ganhou o mundo

A imagem mostra o ponto de vista detrás de um balcão de uma sorveteria. Está de dia e o ambiente é todo composto de cores claras. A parede de dentro é listrada de branco com verde-água. Logo no primeiro plano é possível ver o balcão de atendimento, ao lado um freezer branco da ártico e ademais, o caixa.

Setembro é o mês do sorvete! No Brasil, essa data é representada pelo dia 23 de setembro, por causa da fundação da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), a qual a Ártico é associada. A data ocorre, convenientemente, logo após o início da primavera (que momento bom pra comemorar com um sorvete, não é mesmo?!).

O sorvete é uma sobremesa maravilhosa e tudo indica que sua história tenha início há muito tempo na China. Cerca de 3000 anos atrás naquela região, acredita-se ter havido uma forma de alimento que era uma mescla de neve com frutas. A partir disso, existem outras ocorrências ao longo da história, envolvendo até o Alexandre, o Grande, que teria introduzido a Europa ao sorvete.

No Brasil, o primeiro sorvete produzido foi no ano de 1834. Mas como? Já que não temos neve e a primeira geladeira só foi inventada em 1856?

De uma forma inusitada, uma dupla de empreendedores cariocas encomendou mais de 200 toneladas de gelo de navio vindas dos Estados Unidos para estocar e produzir a substância com frutas brasileiras.

Você sabia?

Em Portugal, sorvete não se chama sorvete! Lá o alimento é habitualmente chamado de gelado. Isso acontece porque, no Brasil, a palavra utilizada pelos portugueses foi caindo em desuso ao longo do tempo.

Além disso, a origem dessa palavra nos remete diretamente ao francês sorbet e tem raízes mais antigas no turco xerbet. Em ambos os casos, antigamente essas palavras eram utilizadas para tratar de uma mistura de água gelada com suco de frutas e açúcar. 

Assim, com o passar do tempo, sorbet evoluiu para se referir ao que significa atualmente: um sorvete leve à base de água ou suco de frutas e açúcar que, eventualmente, recebe bebida alcóolica em seu preparo.

Para encerrar, você já se perguntou qual seria o sorvete mais vendido no mundo? Nós pesquisamos e trouxemos pra você!

O sorvete mais vendido no mundo, em volume de dólares, é o Magnum da Unilever. Só em 2015 esse item rendeu US$ 2,54 bilhões de faturamento no mundo todo!

E o sabor de sorvete mais vendido no mundo?

Esse é o de chocolate! O pódio é curiosamente seguido pelo sabor de baunilha e o de morango, respectivamente (o pódio mundial é do napolitano!).

Um ótimo mês do sorvete para todos os produtores, vendedores e, é claro, todos nós: os consumidores!

Leave a comment