Artico

+55 47 3334 8200

Quem somos

 

A Artico está localizada em um Parque Industrial de 60.000m2 com 30.000m2 de área construida.
Fundada em 07 de julho de 1960, pelos imigrantes alemães Hubert e Johannes Schildwachter, a Ártico foi a pioneira no ramo de refrigeração comercial no Vale do Itajaí. Teve sua atividade inicial principal voltada para a fabricação de balcões refrigerados e em pouco tempo sua marca já era destaque em toda a região, pela qualidade de seus produtos.
Continuando seu crescimento, com boa reputação e solidez no mercado e sua marca conhecida em todo o Estado, a Ártico necessitava de uma sede própria para instalar seu parque industrial.
Através de recursos próprios, incentivos fiscais da Prefeitura Municipal de Blumenau instalou-se definitivamente em 1972 às margens da BR-470, km. 3 (hoje, Rua Eng. Udo Deeke, 1882), numa área de 60.000 m2, dos quais 30.000 m2 construídos.
Neste período, ampliou sua linha de produção, fabricando além de balcões frigoríficos, geladeiras comerciais, câmaras frigoríficas, instalações para panificadoras, lanchonetes, padarias, restaurantes, açougues e supermercados, além de congeladores de diversos modelos e capacidades, aplicando tecnologia adquirida por seu Diretor Hubert Schildwachter, na Alemanha. O primeiro freezer foi comercializado em dezembro de 1972.
A década de 80 foi marcada por profundas mudanças, que capacitaram a Empresa a lançar no mercado em 1991, sua Linha de Câmaras Frigoríficas Desmontáveis, para resfriamento e congelamento, com isolamento de poliuretano injetado, atendendo as Indústrias de Panificação, Sorvetes, além de Supermercados, Açougues, Hotéis e Restaurantes.

Em 1998 lançou no mercado dois produtos aplicando tecnologia de ponta:
– A Linha de Plug-In, conjuntos frigoríficos compactos para câmaras frigoríficas e geladeiras, equipamentos silenciosos, práticos e com baixo consumo de energia elétrica, operando com gás ecológico.
– A Linha Bavária de Balcões Vitrine, para Panificadoras, Confeitarias e Padarias.

Hoje, a Ártico se destaca entre as maiores indústrias de refrigeração do Sul do Brasil.

 

Tecnologia dos produtos ártico

 

Há 55 anos a Ártico tem investido em novas tecnologias através de pesquisa e desenvolvimento. Buscando alcançar e superar seus objetivos, conta com moderno laboratório de ensaios, parcerias com várias empresas da Europa, consultores técnicos renomados de áreas afins, visitas a feiras e exposições no Brasil e Exterior.

O Departamento de engenharia desenvolve os produtos conforme normas ISO e ABNT.
– Utiliza somente gases ecológicos nos sistemas de refrigeração.
– Para o perfeito isolamento térmico utiliza Poliuretano Injetado de Alta Densidade (38 a 42 Kg/m3), sendo este o melhor e mais confiável isolante térmico do mercado, com expansão a base de água 100% ecológico.
– Comandos elétricos completos (disjuntores, contatoras, relés de sobre carga e falta de fase, termostatos eletrônicos,etc..) , que garantem maior segurança e confiabilidade dos produtos.
– Os produtos Ártico possuem baixo consumo de energia e baixo nível de ruído.

 

Objetivos tecnológicos


Produzir produtos modernos, com alta performance e baixo consumo de energia são prioridades da empresa. Para alcançar estes objetivos continua investindo em pesquisa e desenvolvimento.

Capacitação da mão de obra


A empresa proporciona e subsidia cursos de capacitação, especialização e aperfeiçoamento a seus colaboradores, além de estágios no Brasil e no Exterior.

Compromisso com o meio ambienteA Ártico foi a primeira empresa de Refrigeração Comercial do sul do país a homologar o acordo com a ONU e desde 2000 eliminou de todos os seus processos e produtos o uso do CFC , gás prejudicial a camada de ozônio. Para cumprir o acordo a Ártico investiu em novas tecnologias de injeção de poliuretano e carga de gás, além de oferecer ao corpo técnico cursos e treinamento.

Atualmente mantém uma área de reflorestamento, em Dr. Pedrinho, no Ribeirão Lima de 204 hectares.